TRATAMENTO

Existem muitas opções de tratamento disponíveis para pessoas que sofrem de dependência de drogas ou álcool. Estes incluem internação e reabilitação ambulatorial, grupos de apoio em curso e vários tipos de terapias.

Quais são as opções de tratamento da dependência química?

Tratamento da Dependência Química

Para muitos indivíduos, o primeiro passo para a recuperação é reconhecer sua luta pessoal com a dependência de substâncias. O próximo passo é encontrar um programa de tratamento que possa ajudar a restaurar a saúde geral, o bem-estar e a felicidade.

Existem inúmeras opções de tratamento que uma pessoa pode escolher. Por exemplo, algumas pessoas com formas graves de dependência entram em um programa de desintoxicação antes de fazer a transição para a reabilitação. Outros podem optar por iniciar a recuperação em um ambiente hospitalar ou ambulatorial. 

Após o tratamento, recomenda-se continuar a reforçar as lições aprendidas na reabilitação, participando de grupos de apoio e sessões de terapia.

Lembre-se: não existe uma abordagem do tipo “tamanho único” para a recuperação do vício. Qualquer que seja o caminho de tratamento escolhido, certifique-se de que ele tem tudo o que você precisa para ajudá-lo a obter uma recuperação bem-sucedida.

Recuperar-se de um vício não é fácil. Levará uma quantidade significativa de força de vontade e autodisciplina para alcançar e manter a sobriedade a longo prazo. No entanto, você nunca está sozinho nesta jornada. Durante a reabilitação, você construirá fortes relacionamentos com outras pessoas em recuperação que podem se relacionar com o que você está passando. Além disso, sua família, amigos e outros entes queridos têm seus melhores interesses no coração durante este período.

Sua recuperação de um vício depende de quanto você coloca no processo. Descubra as maneiras como um vício é tratado abaixo para entender melhor o que está por vir.

Tipos de tratamento

Os programas de tratamento são diferentes para cada indivíduo e podem ser personalizados com base em suas necessidades e situações específicas. Os tipos mais eficazes de programas de tratamento garantem que os indivíduos em recuperação estejam ativamente envolvidos em cada etapa do caminho

Internação em Clínica de Recuperação

Internação em Clínica de Recuperação

Rehabs de internação oferecem programas de tratamento estruturado projetados para abordar todas as facetas do vício de um indivíduo. Durante a reabilitação de pacientes internados, os pacientes residem em uma instalação livre de substâncias e recebem assistência médica e suporte terapêutico 24 horas por dia.

Rehabs internação são a melhor opção para os indivíduos que lutam contra a dependência crônica, bem como aqueles que sofrem de um distúrbio mental ou comportamental co-occurring.

Saiba mais sobre internação em clínica de reabilitação

Tratamento Ambulatorial para Dependentes Químicos

Tratamento Ambulatorial

Rehabs ambulatoriais são outra forma de cuidados de dependência abrangente. Estes programas oferecem muitos dos mesmos tipos de tratamentos e terapias eficazes como reabilitação de pacientes internados. No entanto, a reabilitação ambulatorial permite que os pacientes vivam em casa durante o processo de recuperação. Os pacientes podem continuar trabalhando e cuidando de suas famílias enquanto participam de sessões de tratamento programadas durante a semana.

É importante ter em mente que as reabilitações ambulatoriais não ocorrem em instalações residenciais; portanto, os pacientes correm maior risco de encontrar gatilhos que desafiem sua sobriedade. Por causa disso, as reabilitação de pacientes ambulatoriais são mais adequadas para indivíduos com formas leves de vício e uma abordagem comprometida e disciplinada para a recuperação.

Saiba mais sobre tratamento ambulatorial. 

Tratamento da Dependência Química em Residência Terapêutica

Residência Terapêutica

Os lares sóbrios funcionam como uma ponte entre um centro de tratamento de pacientes internados e o retorno à vida normal. Estas são uma ótima opção para pessoas em recuperação que precisam de mais tempo para reforçar o que foi aprendido na reabilitação. Os lares sóbrios ajudam as pessoas em recuperação a fortalecer seus novos hábitos saudáveis, enquanto residem no conforto de um ambiente estruturado

Saiba mais sobre tratamento da dependência química em residência terapêutica. 

Não sabe qual o melhor tipo de tratamento para dependência química?

Entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores!

Terapias

As terapias usadas no tratamento da dependência baseiam-se nos padrões de saúde e abuso de substâncias de um indivíduo. Opções para terapia incluem uma série de sessões de terapia individual ou em grupo, que são tipicamente organizadas por conselheiros de vício.

O biofeedback é uma forma de terapia livre de drogas que ajuda as pessoas em recuperação a entender os processos involuntários de seu corpo. Durante uma sessão de biofeedback, um terapeuta coloca sensores eletrônicos na pele do paciente para monitorar sua atividade cerebral. Depois de analisar os padrões de ondas cerebrais, o terapeuta pode recomendar uma série de técnicas psicológicas que podem ser usadas para ajudar a superar os vícios.

A terapia comportamental cognitiva (TCC) é usada para ajudar as pessoas em recuperação a descobrir pensamentos ou sentimentos problemáticos que podem comprometer sua sobriedade ou contribuir para uma recaída. Esta forma de terapia também é útil no tratamento de condições concomitantes, como o transtorno bipolar.

Durante a terapia comportamental dialética (DBT), doenças mentais graves, como transtorno obsessivo-compulsivo, são tratadas em conjunto com um transtorno por uso de substâncias. Esta terapia visa melhorar a auto-estima, fornecer habilidades de gerenciamento de estresse e incentivar os indivíduos em recuperação para remover os gatilhos de sua vida.

A terapia experiencial utiliza métodos de tratamento não tradicionais para ajudar os adictos em recuperação a superarem sentimentos e emoções reprimidos que podem ter contribuído para o seu vício. Tipos comuns desta terapia incluem atividades recreativas ao ar livre, como escalada.

Dentro da terapia holística, o foco está no bem-estar geral do indivíduo, ao mesmo tempo em que se trata de sintomas físicos de abstinência. Terapias holísticas podem incluir yoga, acupuntura, arte-terapia e meditação guiada.

A terapia motivacional de aprimoramento (MET) é usada para ajudar os indivíduos em recuperação a aprender como alterar quaisquer pensamentos e comportamentos negativos ligados ao seu vício. Este tipo de terapia é freqüentemente usado para tratar pessoas em recuperação de abuso de substância que têm condições concomitantes, como transtorno bipolar e transtorno de estresse pós-traumático (TEPT).

Terapia psicodinâmica ajuda os indivíduos a explorar suas emoções para descobrir como seus pensamentos subconscientes se relacionam com seu vício. Isso ajuda a identificar a causa subjacente do uso de substâncias. Ao trabalhar de perto com os terapeutas para reconhecer esses sentimentos profundos, os indivíduos estão muito mais preparados para identificar e evitar tentações durante a recuperação em curso.

Não sabe qual o melhor tipo de tratamento para dependência química?

Entre em contato conosco e fale com um de nossos consultores!

Acompanhe-nos pelas Redes Sociais